Esta especialista em sexualidade conseguiu colocar humor em sua comunicação e agradar Luciana Gimenez, Danilo Gentili e Amaury Jr

Cátia Dmasceno

Cátia Damasceno é a prova de que é possível unir informação de qualidade com uma forma bem-humorada de encarar a vida

 

Falar sobre sexo não é fácil. A possibilidade de criar um mal-entendido ou de ofender algumas pessoas pela maneira de falar – e por este ainda ser um tema tabu a tanta gente – cria medo em muitos que precisam falar para uma grande audiência. No caso de Cátia Damasceno, fisioterapeuta especialista em Uroginecologia e sexualidade, e fundadora do programa Mulheres Bem Resolvidas, o tema foi tabu durante muito tempo. Em sua história de vida, a falta de esclarecimento sobre o tema e o casamento precoce fizeram com que ela só fosse entender sobre o assunto após o divórcio.

 

Novas descobertas – e a necessidade de tornar-se uma autoridade

Cátia Damasceno começou a trabalhar como fisioterapeuta, inicialmente, focada em mulheres grávidas, e só depois descobriu que seu conhecimento poderia ser aplicado a questões voltadas à sexualidade, incluindo o pompoarismo.

 

Com formação na área da saúde, Cátia Damasceno procurava ser mais séria e sisuda, ao mesmo tempo em que tentava incluir um pouco do bom humor em seus vídeos, mesmo que nem sempre com a autenticidade que gostaria. O bom humor e a forma alegre de falar sobre os temas mais delicados parecia ir contra a seriedade com que Cátia lida com temas importantes, como deve fazer um profissional da saúde, e que são capazes de transformar a vida e a autoestima de tantas mulheres. Afinal, foi por meio do Mulheres Bem Resolvidas que a especialista já atingiu mais de 40 milhões de visualizações em seus vídeos, atingindo pessoas que aprenderam a conquistar mais independência e melhorar a relação com o corpo, independente do momento em que se encontram na vida.

 

Mas, afinal, quem é Cátia Damasceno? Desde o começo, a especialista precisava aumentar seu nível de autoridade. Conteúdo de qualidade nunca foi um problema, e tanto seus cursos quanto o evento online Semana da Mulher Bem Resolvida alcançavam bons números. Mesmo assim, aos poucos Cátia entendia que suas brincadeiras e piadas conquistavam o público: quando se fala de sexualidade, o bom humor é capaz de quebrar o gelo e despertar mais aceitação nas pessoas.

Credibilidade sem “perder o rebolado”

O que fez com que Cátia Damasceno conquistasse credibilidade foi sua presença na mídia. Quando concedeu entrevista à apresentadora Luciana Gimenez, não foram apenas as piadas e a diversão da conversa que estiveram presentes: Cátia falou sobre os músculos do assoalho pélvico e a importância de manter saudável esta parte do corpo, contou sua história de vida e levou a audiência a pensar sobre os problemas de tratar o sexo como um tabu.

 

Além de ter dado entrevistas como especialista em inúmeras matérias da mídia impressa e da TV, incluindo as revistas Máxima, Malu, além da “Ler e Saber”, Cátia esteve em emissoras como a TV Brasil, SBT – com o talk show The Noite – e Record – com o semanal Domingo Espetacular. Estar em programas como estes, especialmente o noticiário da Record, que a entrevistou como especialista em relacionamentos, permite que Cátia se estabeleça como uma fonte confiável de informações. Os talk shows dos apresentadores Luciana Gimenez e Danilo Gentili, além do Papo de Segunda no GNT e o Programa Amaury Junior, exigem momentos de riso e piadas, e funcionam como excelentes combinações de bom humor com informação de qualidade.

 

Cátia também marca presença semanalmente no portal IG Delas e no site da Revista Cosmopolitan, que alcançam precisamente o público-alvo da especialista.

 

O “jeitinho” de Cátia Damasceno

O trabalho de inserção de Cátia na mídia como especialista, com foco em falar sobre o programa Mulheres Bem Resolvidas, só foi possível graças à proximidade das equipes. Alinhar os objetivos de mídia com as metas da equipe digital é fundamental para que os resultados sejam alcançados.

 

Com essa busca por ter sua própria voz nas redes sociais, em conjunto com os resultados de mídia e seu posicionamento mais sólido, Cátia Damasceno conseguiu impor sua voz própria em sua comunicação. Hoje, ela consegue brincar e fazer piadas com os assuntos que aborda, mantendo a credibilidade. A forma de encarar a vida que Cátia imprime em tudo o que diz faz com que ela não seja apenas uma conteudista, mas uma influenciadora que já se provou ser uma autoridade em seu nicho. Isso prova que qualquer especialista pode conseguir seu espaço, desde que se posicione da melhor maneira possível: sendo autêntico.